Componente TreeView do Delphi

0:00 / 0:00

15 seconds

15 seconds


O que é um TreeView?

Um treevView é um elemento de interface gráfica que permite ao usuário mostrar dados hierárquicos em forma de árvore, expandir ou recolher os ramos e nós.




Onde é Usado?

Pode ser usado para construir Menus ou apresentar informações no Sistema.


Onde é Encontrado?

Na guia Win32 do Delphi, o componente é nativo mas também existem variantes do mesmo componente como no caso da biblioteca DevExpress.


E para adicionar os Ítens?

Ao instanciar na tela o componente, acertando as devidas propriedades como tamanho e posição, clique com o botão direito em cima do componente no form e selecione a opção "Items Editor".




Os Principais Eventos?

Os principais eventos utilizados para programar uma TreeView podem ser o 

  • OnExpanding - Este Evento serve para medir se o usuário expandiu ou diminuiu a árvore. Isso é útil para carregar informações de forma parcial, sem precisar carregar todos os registros. Se você olhar a TreeView do CID (Cadastro Internacional de Doenças), por exemplo, são mais de 30.000 registros, que muito provavelmente é carregada SE o usuário expande ou não os nós da árvore. Você pode brincar com isso em: ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics (who.int)
  • ONChange - Mede Qualquer iteração que o usuário tenha com o componente, pode ser usado para verificar em qual Nó o usuário clicou, por exemplo.
  • ONClick - Mede somente os cliques que o usuário der no componente, pode dar problema, porque se você clicar em qualquer lugar do componente, sem necessariamente clicar em um nó, o sistema pode retornar erro de ponteiro de memória.

Veja alguns exemplos do uso dos Eventos:



Observe que no evento Click, é necessário verificar o item pela posição, ou seja, se o usuário clicou na primeira posição da lista, neste caso, seria mostrada a palavra "Arquivo" para o usuário, assumindo uma treeview como a desenhada mais acima.
Já no caso do evento Change, basta verificar se o usuário clicou em um nó para que o sistema retorne o texto do nó selecionado, ficando assim mais aleatório, visto que o usuário pode clicar em qualquer nó da árvore, não necessariamente no primeiro.
Resumindo, neste exemplo, se o houver apenas o evento Click programado como o exemplo acima, caso o usuário clique no segundo item da lista, nada vai acontecer, a menos que seja programado.

Para mais informações sobre o assunto, viste meu canal no Rumble e veja este tutorial na íntegra:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos - Descomplicando - pt 1